Cachoeiras águas da serra, buritis e tobogã

Cachoeira Águas da Serra: esculpida no arcósio de bambuí, com três patamares em forma de escadarias com boas cortinas d’água formando uma piscina natural no final. Na lateral esquerda, olhando de frente, forma uma pequena praia de areia, propicia para banhos de sol, na sua lateral direita olhando do mesmo ângulo ergue um paredão protegido pela mata de galeria, estes aspectos conferem a este lugar muita qualidade natural tornando-o um excelente local para prática do ecoturismo. Há 1 km abaixo encontramos a Cachoeira do Buriti que possui duas quedas formando cortinas d’agua ideais para hidromassagem e no final forma uma boa piscina, suas encostas são protegidas por paredões e a mata de galeria. Um pouco mais abaixo, finalizando as cachoeiras, tem a Cachoeira do Tobogã que é formada por três quedas com degraus maiores de uma para outra. A primeira com 6 m de altura e um degrau de 7 m de comprimento. A segunda com 9 m de altura e um degrau lajeado de 27m todo esculpido no arcósio ate a ultima queda de apenas 1, 5 m de altura, terminando numa pequena piscina. Nas suas encostas a vegetação é fechada fazendo proteção natural do leito do córrego. Esta vegetação se abre apenas onde aparecem as cachoeiras.

Telefone(s): (38) 9 99231353

Rua Manoel Conceição de Melo, 489 - Vila Maria
Localização: Rural
CEP: 39.280-000 - Buritizeiro - MG

Informações úteis

Como chegar

Saindo do centro urbano de Buritizeiro seguir pela Avenida Manoel Joaquim de Melo até o trevo da BR 365, convergir à direita e seguir em frente sentido Brasília, passar as pontes do córrego Lontras, Grota do Jenipapo e sobre o córrego Doce, passar da entrada do sitio Paraíso e logo depois da curva entrar a esquerda antes da subida da serra. Seguir por estrada vicinal, atravessar o córrego e seguir adiante virando na primeira entrada à direita, subir toda serra ate a paisagem se abrir, seguir em frente e virar na primeira entra à esquerda, seguir por trilha ate descida íngreme e ficar com os ouvidos atentos para escutar o barulho das águas, para acessar a cachoeira do Tobogã. Para acessar a cachoeira do Buriti, não entrar à esquerda e seguir até a sede da Fazenda Recanto das Cachoeiras. Da sede, seguir por trilhas até a cachoeira. Para conhecer a Cachoeira Águas da Serra deve-se passar da sede da Fazenda Recanto das Cachoeiras e seguir adiante ate sede da fazenda Águas da Serra.

Tipo de visita

Necessário autorização prévia

Não.

Atividades realizadas

caminhadas, cavalgadas e ciclo turismo.