Copa do Mundo de Mountain Bike movimenta turismo em Araxá

Evento acontece esse final de semana e todos os hotéis da cidade estão com ocupação máxima

 

A segunda etapa da WHOOP UCI Moutain Bike Series, circuito mundial da modalidade, chegou à cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, neste final de semana. E trouxe com ele uma grande movimentação turística e econômica para toda a região. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, todos os hotéis estão com ocupação máxima desde a segunda-feira (15/4). Ainda segundo o órgão, além da hotelaria, muitos moradores alugaram suas casas ou quartos pelo Airbnb e aproveitaram para garantir uma renda extra. É a primeira vez que o evento acontece em Minas Gerais.

 

O WHOOP UCI Moutain Bike Series acontece no Grande Hotel Termas de Araxá até domingo (21/4). “A copa mundial impacta no turismo da cidade de forma positiva, gerando novos negócios, ou seja, hospedagem, restaurante, acomodações, enfim, e gira toda a economia, ainda mais com turistas de vários países do mundo estando aqui em Araxá. Não tem como ser diferente.  Aqui no hotel estamos com ocupação máxima por pelo menos uma semana. E os hotéis na região também. Desde a última segunda-feira, todos os hotéis estão sem disponibilidade. Um evento desse, ainda mais internacional, nos projeta para o mundo”, destaca o gerente-geral do Grande Hotel Termas de Araxá, Renan Dias.

 

Durante a competição, que conta com atletas olímpicos, serão disputadas as modalidades de Cross Country Olímpico (XCO) e de Short Track (XCC). Para os apaixonados por esporte, os olhos estarão no circuito totalmente renovado, com 3.800 km de extensão. Afinal, pedalando em meio à exuberante natureza do local estarão cerca de 300 dos melhores atletas do mundo – vindos de cerca de 40 países –, competindo pelo título da etapa nas icônicas trilhas da cidade mineira.

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Araxá, Ítalo Borges, conta como o evento está sendo importante para a cidade. “Com o evento, nossa rede hoteleira está com 100% de ocupação e, nesse mesmo período, foi despertado no município a oportunidade de locação por temporada, usando aplicativos. Com o evento isso passou até a ser usado pelo araxaense e fomentou de uma forma significativa a economia em todas as direções. Além da parte hoteleira, movimenta restaurante, oficina, os postos de gasolina e até mesmo a farmácia. Enfim, a economia gira em todos os setores”, ressalta.

 

Para o secretário, o mundial de mountain-bike é uma vitrine para a cidade. Borges fala na expectativa de um público estimado entre 20 e 30 mil pessoas, em um evento que está sendo transmitido para mais de 40 países do mundo. “É uma propaganda, o mundo vai passar a conhecer Araxá de uma forma positiva. Estamos recebendo relatos positivos das delegações. Eles agradecem pela hospitalidade e pelo acolhimento e parabenizam pela estrutura que preparamos”, concluiu.

 

A turismóloga e empresária Cleonice Maneira Natal concorda com o secretário e ressalta ser um privilégio para a cidade receber um evento de tão alto nível. “Eu administro uma casa de aluguel para temporada aqui em Araxá e a aluguei para uma equipe estrangeira que vai participar da competição por uma média de 14 dias. Esse evento é um divisor de águas não só para a cidade, mas para a população local também. Ele deu oportunidade para todos participarem alugando suas casas, desde as mais simples e pequenas até as maiores”, conta.

 

Mas os quatro dias de evento reservam muito mais do que a competição dentro das pistas. No entorno do circuito, um verdadeiro festival está à disposição de quem for ao bairro do Barreiro acompanhar as disputas mundiais: praça de alimentação, shows e feira de produtos estão entre as atrações.

 

O cozinheiro Vinicius Albuquerque Cunha foi contratado para fazer o jantar de uma equipe da Suíça. Ele tem dois anos de formado em um curso técnico de cozinha e é apaixonado pela profissão. Cunha conta que foi contratado para fazer somente o jantar durante uma semana, mas eles gostaram tanto que acabaram contratando-o para fazer o almoço também. “Todos os dias eu sento com uma pessoa da equipe deles e fechamos o cardápio do próximo dia. Está sendo desafiador porque eles gostam da comida com bastante tempero, além de ser uma culinária bem diferente. Por exemplo, o feijão deles é o vermelho, cozido com grão de bico, milho e massa de tomate e com bastante tempero. Está sendo desafiador, gratificante, e vai agregar muito ao meu currículo. É uma grande oportunidade, não só de ganhar um dinheiro, mas também de enriquecer minhas experiências profissionais”.

 

Programação

As duas primeiras provas da WHOOO UCI Mountain Bike World Series aconteceram na sexta-feira (19) à tarde, às 14h e 14h35, com a realização do Short Track (XCC) para as categorias Sub-23 Feminina e Sub-23 Masculina, respectivamente. Neste sábado (20), mais três provas serão realizadas: a Elite Feminina e Elite Masculina no XCC, competindo às 12h e 12h35, respectivamente, e a Sub-23 Masculina encerra o dia com o primeiro Cross Country Olímpico (XCO) do evento, às 15h. O domingo (21) tem no XCO para a Sub-23 Feminina a primeira prova, às 10h30. Enquanto o XCO da Elite Feminina acontece às 13h15, o XCO da Elite Masculina encerra o evento a partir de 15h30.

 

Pensando em um evento para agradar ao público de todos os gostos, a WHOO oferece também uma feira de exposições com mais de 40 marcas exibindo e vendendo produtos para amantes do ciclismo, além de uma praça de alimentação com serviço completo. São diversas opções de alimentação durante os quatro dias, com comidas como pizza, pastel, espetinho, queijos, acarajé – e também opções como pipocas, churros, açaí e algodão doce. Na parte de bebidas, estandes exclusivos para venda de sucos, cervejas tradicionais e artesanais também têm espaço.

 

Turismo e esportes

Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua Turismo) revelam que, em 2021, mais 363 mil turistas estiveram no Brasil a lazer e tiveram como motivação praticar ou assistir esportes. A pesquisa demonstra a importância do segmento para o setor, fortalecendo a atividade turística que, por sua vez, impulsiona a geração de emprego e renda em todas as regiões mineiras.

 

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG