Notí­cias da SETUR Minas Gerais tem seus primeiros hotéis classificados com estrelas pelo MTur

O Estado obteve o maior número de empreendimentos classificados pelo órgão federal.

Os quatro primeiros empreendimentos hoteleiros de Minas Gerais certificados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), implantado no ano passado pelo  Ministério do Turismo, recebem nesta terça-feira (25/09) suas placas em Brasília. Os estabelecimentos Tauá Hotel e Conventions,  localizado em Caeté, foi classificado como Resort quatro estrelas. Os hotéis Class em Guaxupé;  Class, em Passos e  a  AGM Hotelaria e Serviço, em Varginha,  receberam a classificação de três  estrelas para a categoria hoteleira.

No total, foram entregues hoje pelo Ministério do Turismo 19 classificações para estabelecimentos de hospedagem no Brasil. Dessas, Minas Gerais obteve quatro placas. Em São Paulo três empreendimentos foram classificados. O Paraná, a Bahia, o Distrito Federal e Goiás receberam duas classificações hoteleiras e, nos demais estados incluídos na listagem, um empreendimento foi classificado. O trabalho do Governo de Minas no processo, além da sensibilização e mobilização dos empresários mineiros, é a articulação entre o hoteleiro e a equipe técnica avaliadora do Inmetro. E também, cabe ao Governo de Minas o recebimento, aprovação e encaminhamento ao Governo Federal dos documentos necessários para o credenciamento.

De acordo com a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, a entrega materializa o marco de um trabalho que será referência para nortear o turista nacional e internacional que visita os estados brasileiros. “Minas Gerais sai na frente na política de classificação. Esse número é resultado do trabalho dos empresários mineiros aliado às diretrizes de qualificação pautadas pelos governos Estadual e Federal”, destacou. Ainda segundo Nascimento, a classificação é uma garantia do nível de desenvolvimento do empreendimento hoteleiro, trazendo assim benefícios diretos ao turista, que saberá exatamente os serviços contratados durante sua estada.

Os estabelecimentos certificados passam a utilizar a “marca” estrela, que agora é exclusiva do governo federal. O SBClass, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com  o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro),  classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Cada um é identificado com estrelas, de uma a cinco, de acordo com a infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos aos hóspedes. Os empreendimentos hoteleiros interessados em obter a classificação podem acessar o sitewww.classificacao.turismo.gov.br.

Copa

Atualmente 50 hotéis possuem licença para construção em Belo Horizonte. A expectativa é que doze estejam prontos para a Copa das Confederações da FIFA 2013, e o restante até março de 2014. Com isso o número de leitos hoje estimado em 30 mil, poderá aumentar para até 54 mil. Dos 50 hotéis licenciados, 1 é cinco estrelas e 21 quatro estrelas.  O total de investimento do setor em BH é estimado em R$ 2,7 bilhões.

“Os turistas que vierem assistir aos jogos da Copa no Mineirão não terão problema com hospedagem em Belo Horizonte. Pelo contrário, terão oportunidade de desfrutar de hotéis novos recém-inaugurados. Além disso, na África, o turismo aumentou 25% depois da Copa, e nossa meta é inserir Minas no circuito dos grandes eventos e consolidar o estado como um dos principais destinos do país no turismo de negócios”, conclui Fuad Noman secretário interino de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.