Publicações

Notícias do MTur Adoção da FNRH começa hoje em seis capitais

Registro do fluxo de hóspedes nas cidades-sede da Copa das Confederações 2013 será declarado em sistema online do MTur a partir desta quinta-feira, 1/11/12.

Brasília (DF) – Empreendimentos hoteleiros de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador têm 60 dias, a contar desta quinta-feira (01.11), para concluir a adaptação ao novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), do Ministério do Turismo. A plataforma online foi disponibilizada hoje para as seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013, as primeiras a começarem a transmissão da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) por meio do novo sistema.

De acordo com o calendário de implantação do SNRHos, definido pelo governo federal em portaria, as próximas cidades a iniciarem a transição, em março, serão: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, demais sedes da Copa de 2014. Os demais municípios brasileiros começam a aderir ao sistema em 1º de julho de 2013.

A declaração da movimentação diária de hóspedes no Brasil é obrigatória, de acordo com a Lei do Turismo. Para aderir ao sistema, é necessário que o meio de hospedagem tenha cadastro regular no Cadastur.

Com a medida, o MTur passa a mapear o fluxo de hóspedes no país. As empresas podem escolher a ferramenta de transmissão de dados: online, quando a atualização é feita em tempo real, pelo endereço eletrônicowww.hospedagem.turismo.gov.br; offline, por meio de um programa de computador para registro e inserção das informações; ou por sistema próprio de gestão hoteleira, que deve estar integrado ao SNRHos.

De acordo com Jair Neto, coordenador-geral de Serviços Turísticos, o MTur desenvolverá uma campanha de orientação às empresas das seis cidades-sede até o fim do prazo para adaptação. “Depois disso, os estados passarão a fiscalizar esses empreendimentos e todo descumprimento da lei estará sujeito às penalidades previstas”, esclareceu.

O sistema
O SNRHos vai armazenar, em meio eletrônico, as fichas preenchidas pelos hóspedes no check-in. O objetivo é modernizar e tornar mais eficiente o levantamento de estatísticas sobre o turismo no país.

O passo a passo de adesão ao sistema, legislação correlata, prazos e link para download do software estão disponíveis aqui. Outras informações podem ser acessadas diretamente no texto da portaria que regulamenta o sistema.

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notí­cias do MTur Sudeste é o principal emissor e receptor de turistas do paí­s

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais visitados do Brasil.

Brasília (DF) – Os quatro estados do Sudeste são os que mais enviam e recebem visitantes no país. A região participa com 40,8% do emissivo e 36,5% do receptivo no universo das 191 milhões de viagens domésticas realizadas em 2011. Os dados são do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os turistas do Sudeste têm como destino preferencial os próprios estados da região. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo recebem 29% do contingente de visitantes locais. A segunda região de destino para este grupo é o Nordeste, que recebe 5,2% do fluxo, seguido do Sul do país, com 3,4%. O Centro-Oeste, com 2,8%, e o Norte, com 0,4%, são os que menos recebem turistas da região Sudeste.

Além do próprio Sudeste, a região que mais envia turistas para os quatro estados são o Nordeste e o Sul, empatados com 2,4% do total. Em seguida, aparece o Centro-Oeste, com 2% do emissivo, e o Norte, com 0,6%.

“A pesquisa demonstra que, no universo das viagens domésticas, predominam as viagens de curta distância”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, 73% dos fluxos ocorrem dentro das próprias regiões e 51% dentro dos próprios estados.

A região Sudeste abriga as duas principais cidades-destino do Brasil: São Paulo (SP), em primeiro lugar, e Rio de Janeiro (RJ), em segundo. Belo Horizonte (MG) aparece na décima posição no ranking do Ministério do Turismo.

 

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notícias da SETUR Minas Gerais será o destino do ano de operadores ingleses

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais lança, nesta segunda-feira (05/11), durante a feira WTM, que acontece em Londres, no Reino Unido, a campanha de promoção do Estado para o mercado britânico: “Minas Gerais – VBRATA UK Destination of the Year”. O Estado foi selecionado pela VBRATA – Visit Brazil Travel Association como “Destino do Ano” entre os estados turísticos brasileiros para ser divulgado naquele país.

Ainda durante a feira, o Governo de Minas, em parceria com a Embratur, lançará projeto piloto de promoção internacional que visa capacitação online para os operadores e agentes de viagem do trade turístico britânico. De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, a capacitação integra toda uma cadeia de ações que busca dar maior visibilidade ao Estado no exterior. “Com a escolha de Minas Gerais como Destino do Ano, vamos trabalhar nosso Estado com os operadores especialistas em Brasil, visando incrementar o fluxo de turistas para os destinos mineiros”.

WTM

Considerado o maior evento mundial da indústria do Turismo, a feira World Travel Market – WTM chega a sua 33ª edição, este ano. Direcionada para profissionais do setor turístico do Reino Unido e de todo o mundo, o evento tem duração de quatro dias. Com programação diversificada, a feira oferecerá treinamentos, debates e discussões sobre temas que dizem respeito às últimas tendências do setor. São esperados 50 mil visitantes durante a realização do evento.

Fonte: http://www.minasgerais.com.br/noticias/minas-gerais-sera-o-destino-do-ano-de-operadores-ingleses/

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo