Vem aí­ mais um Festivelhas Morro da Garça

PROGRAMAÇÃO FESTIVELHAS 2016

Sexta-feira – Dia 15 de julho de 2016

Hora Atividade

08:00 às 18:00 – EXPOSIÇÕES

Mostra de trabalhos do Projeto Manuelzão, da Prefeitura Municipal de Morro da Garça, do Comitê de Bacia do Rio das Velhas e do CEFET de Curvelo.

09:00 E 10:00 – GRUPO BALÉ INFANTIL

O grupo de Balé Infantil faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do PROFAAC, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
O grupo ensaia suas coreografias sob coordenação da Professora Jéssica Santana.

09:30 E 10:30 – GRUPO DE CAPOEIRA “FILHOS DE DANDARA”

O Grupo de Capoeira foi criado em 2009 com o objetivo de proporcionar aos jovens de Morro da Garça a prática deste esporte, que ensina aos nossos jovens a disciplina, o autoconhecimento e a convivência harmoniosa.

10:00 – OFICINA DE SABONETES E DETERGENTES

Aprenda com Hanna Lima a fazer sabonetes, detergentes, amaciantes e sabão, biodegradáveis.

14:00 às 18:00 – MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS E FILMES
Local: Casa da Cultura

18:00 – CINEMA NA PRAÇA

19:30 – GUAIANA

A Guaiana começou em Morro da Garça por volta de 1900 para limpeza da roça grande. Os seus componentes carregam enxadas, estandarte, bandeira colorida e, de dois em dois, entoam cantigas específicas.

20:00 – TADEU MARTINS – Causos & Cordéis
Escritor, cordelista e contador de causos.

20:30 – FOLIA DE REIS

A Folia de Reis de Morro da Garça possui uma Associação criada em 2010 e representa uma manifestação religiosa que simboliza a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, após seu nascimento.

21:00 – FLOR DO CERRADO

Formado por educadores das áreas de Geografia, Arte e Literatura, cantadores, brincantes e compositores, o grupo canta e deseja estar junto para falar de amor, de poesia e sertão

22:00 – GRUPO CHEIRO D’ÁGUA

O grupo musical Cheiro D’água, dirigido pelo compositor Eliseu Rodrigues, com as suas canções, retrata a vida, sertaneja, do ribeirinho das margens do Rio das Velhas e do Velho Chico, contando a rica cultura de um povo muito rico em sabedoria e força pra viver a sua fé.

23:00 – ROMERO BICALHO

O artista de Nova Lima nasceu às margens do Rio das Velhas, valoriza a sua terra e a sua cultura. Ele interpretará canções próprias, samba, reggae e MPB.

00:00 – GRUPO DE PERCUSSÃO BATUKI DO SERTÃO

Criado por Rafa Nunes, o grupo trabalha com a Casa da Cultura do Sertão, a diversidade rítmica brasileira com ritmos do sertão mineiro, em diálogo com sons do mundo contemporâneo.

Sábado – Dia 16 de julho de 2016

Hora Atividade 09:00 às 18:00 – EXPOSIÇÕES

Mostra de trabalhos do Projeto Manuelzão, da Prefeitura Municipal de Morro da Garça, do Comitê de Bacia do Rio das Velhas e do CEFET de Curvelo.

09:00 – ENCONTRO DE PREFEITOS DA BACIA DO RIO DAS VELHAS

Prof. Marcus Polignano, Prefeito José Maria, prefeitos de cidades da Bacia do Rio das Velhas, autoridades e convidados.

10:30 – AMIGOS DO RIO & PESCADORES
Na Casa da Cultura, uma prosa sobre as condições do Rio

13:30 – ORQUESTRA JOVEM VALLOUREC
Orquestra formada por crianças e adolescentes, de escolas públicas, da região metropolitana de BH, projeto que nasceu a dez anos, idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural.

14:40 Casa da Cultura PROSA ECOLÓGICA

Palestra sobre Manuelzão, Guimarães Rosa e Rio das Velhas.
Prof. Marcus Vinicius Polignano, Frei Chico e outros convidados.

17:00 PREMIAÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO
Entrega dos prêmios e medalhas aos alunos vencedores do concurso de Prosa, Poesia e Desenho.

17:30 – FREI CHICO
Padre franciscano holandês, Frei Chico é folclorista, músico e vai mostrar verdadeiras pérolas musicais da cultura popular brasileira.

18:00 – CORAL VOZES DO MORRO
O Coral Vozes do Morro surgiu no dia 24 de abril de 2016 durante o evento “Sertão, Saber e Sabor’’ realizado em Morro da Garça.

18:30 CINEMA NA PRAÇA

19:30 – TADEU MARTINS – Causos & Cordéis
Escritor, cordelista e contador de causos.

20:00 – GRUPO DE VIOLÕES DA CASA DA CULTURA DO SERTÃO

A primeira apresentação do grupo aconteceu no ‘’Valores da Terra’’, durante a XXXV Festa da Lavoura, em 2015. Coordenado pelo professor e violinista Victor Vidal dos Santos, formado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto.

20:30 – MANO A MANO

A dupla Mano a Mano é formada por Quintinin do Bandolim e Alyssinho Lima.
Quintinin já gravou com Sá & Guarabira e Marku Ribas, e o Alyssinho participou com Marcus Viana das trilhas sonoras de Chiquinha Gonzaga e Aquarela do Brasil, da Rede Globo. Bandolim e violão mostrando clássicos da MPB.

21:30 – GABRIEL GUEDES

Compositor, luthier, piloto de ultraleve, músico ligado ao Clube da Esquina, fez no seu primeiro disco uma homenagem ao avô Godofredo Guedes. Gabriel carrega a música no sangue, como herança familiar. Ele é filho do artista Beto Guedes.

22:30 – GANGA BRUTA + CONGADAR

Caixa de folia e gaita. Congado e Blues. O show vai apresentar esta mistura dos dois mundos, em uma música que envolve a alma.

23:30 – NÚCLEO MINEIRO DE CULTURA FEIJÃO QUEIMADO
Grupo de quadrilha junina de Belo Horizonte que se destaca em todo o país. É hoje a quadrilha junina mais premiada do Brasil.

00:00 FORRÓ COLADINHO

Grupo musical de Morro da Garça, executando um som dançante capaz de alegrar qualquer público.

Domingo – Dia 17 de julho de 2016

Hora atividade

08:00 – MISSA SERTANEJA
Celebração religiosa homenageando o sertanejo.

09:30 – GRUPO DE CONTADORES DE ESTÓRIAS DO MORRO DA GARÇA

O Grupo foi criado a partir de Oficinas ministradas em Encontro de Arte e Cultura ao Pé da “Pirâmide do Sertão” por Dôra Guimarães e Elisa Almeida. Ele forma crianças e jovens na arte de narrar estórias de Guimarães Rosa e de outros autores. Atualmente é dirigido por Elisa Almeida e a Casa da Cultura do Sertão, gestora dessas ações.

11:30 – TINGA DAS GERAIS & GABRIEL DA VIOLA

O ator, poeta e cantor Tinga das Gerais é de Corinto e o violeiro e Mestre de Folia, Gabriel da Viola, é de Morada Nova de Minas. Acabam de lançar o CD SERTÃO ADENTRO. Nas andanças e paragens, levam no embornal os causos e a prosa mineira, onde tecem o dia com palavras e desenham a vida com os pincéis da natureza.

Festivelhas_2016