Publicações

Notícias do MTur Empregos no turismo cresceram em 34%

Empregos no turismo cresceram em 34%

Ipea apresenta estudo sobre ocupações formais no Salão do Turismo. As Atividades Características do Turismo representam 2,8% dos postos de trabalho do país.O número de ocupações formais geradas nas Atividades Características do Turismo (ACT) cresceu 34% no período de 2003 a 2009, ano em que 914 mil pessoas trabalhavam com carteira assinada no setor no Brasil. Os dados relativos às atividades que prestam atendimento a turistas foram apresentados nesta quarta (13) no Núcleo do Conhecimento do Salão do Turismo pelo técnico em planejamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Roberto Zamboni.

“O estudo faz um filtro, separando, no âmbito das ACT, aquelas atividades voltadas para atendimento ao turista. Se fossem consideradas as ACT que atendem também aos residentes os números seriam maiores”, explica Zamboni.

O levantamento do Ipea mostra também que as ACT representavam, em 2009, 2,8% de todas as ocupações formais do país. Foram pesquisadas atividades de alojamento, agências de viagem, transportes (aéreo, terrestre e outras modalidades), alimentação, auxiliar de transportes, aluguel de transportes além de cultura e lazer.

Ao avaliar o perfil dos empregados nas agências de viagens, o estudo revela que 67,5% dos profissionais do turismo têm o segundo grau completo ou superior incompleto. Aqueles com curso superior completo recebem salários médios de mil e quinhentos reais, os maiores da categoria.

As cidades que mais empregam nas áreas de alojamento e agências de viagem são, nessa ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Natal e Fortaleza. O Salão do Turismo prossegue até domingo (17) no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notícias do MTur Estados vão fiscalizar e cadastrar serviços turísticos

Estados vão fiscalizar e cadastrar serviços turísticos

Mais uma medida para regulamentação do setor é anunciada durante o Salão do Turismo, que acontece até o próximo domingo em São PauloSão Paulo, 13 de julho – O Ministério do Turismo (MTur) está reforçando o papel das secretarias estaduais de Turismo como órgãos delegados. É o que prevê portaria assinada nesta quarta-feira (13), em São Paulo, pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, durante a abertura do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

A medida faz parte do processo de regulamentação e modernização do setor, que vem sendo promovido pelas recentes ações do MTur. Ela delega aos estados poderes para cadastrar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos que atuam em suas jurisdições.

São as secretarias de Turismo nos estados que farão também, de acordo com a portaria, o acompanhamento dos processos da classificação hoteleira. Elas receberão a documentação, acionarão o Inmetro para realizar as auditorias, entregarão as placas de identificação do empreendimento, além de outras ações previstas no Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem.

“A portaria enfatiza o papel das secretarias de Turismo como braços executivos do Ministério do Turismo nos estados e atende à Política Nacional de Turismo, baseada na gestão compartilhada e descentralizada”, explicou o ministro Pedro Novais.

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notícias do MTur Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo

Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo

Sistema cadastra prestadores de serviços turísticos de 16 atividades e serve de fonte de consulta para o turista.São Paulo, SP – O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou nesta quarta-feira (13) a portaria que regulamenta o sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), gerenciado pelo MTur. O ato aconteceu durante a cerimônia de abertura do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado até o dia 17 de julho, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“A regulamentação do setor é um desafio que assumimos e estamos conseguindo bons resultados”, disse o ministro, lembrando também a recente publicação da portaria que instituiu o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.  O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, participou da assinatura da portaria, prestigiada por cinco ministros, sete governadores, representantes de sete países, além de senadores e deputados.

Foram criadas matrizes de cadastramento para 16 atividades de prestadores de serviços turísticos.  Para sete categorias (meios de hospedagem, agências de turismo, transportadores turísticos, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo) o cadastro é obrigatório. Para as demais, como bares e restaurantes, locadoras de veículos, centros de convenções, casas de espetáculos, bacharéis em turismo, o cadastro é opcional.

O Cadastur é um banco de dados que armazena informações sobre pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.  Serve como fonte de consulta para o consumidor e é uma ferramenta de relacionamento entre o MTur, o mercado e as empresas do setor. Atualmente, são 50 mil prestadores de serviços cadastrados.

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo