Publicações

Notícias do MTur Verdadeiro clima de mercado na macrorregião sudeste

Degustações de guloseimas e bebidas, além de apresentação de danças e presença de personagens animaram o local.O espaço “Mercado Sudeste”, que representa a macrorregião composta pelos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, fez sucesso no 6º Salão de Turismo. Prateleiras, produtos e lousas ambientavam o “mercado”. Em uma das mesas dispostas, dois clientes especiais chamavam atenção do público que não hesitava em tirar fotos com eles: um casal de bonecos artesanais em tamanho natural.

Todos os dias os visitantes puderam conhecer um pouco da gastronomia dessa por meio de degustações de guloseimas típicas como a mortadela, carne seca (paçoca) e suco cambuci, de São Paulo; paçoca, chuvisco cristalizado e bolo manbuê de bacia, do Rio de Janeiro; bombom de banana, antepastos de palmito, goiabada, banana chips, do Espírito Santo; pão de queijo, doces variados, rapadurinha, doce de leite, mel e gelatina de cachaça, de Minas; pé de moleque e doces em compotas, do Rio de Janeiro e Minas; queijos, de Minas e Espírito Santo e geléias de São Paulo e Minas Gerais. Cachaças, licores, vinho artesanal, café e cerveja também foram servidos.

No local também foi possível conferir um pouco da cultura da região sudeste através de “personagens” como Princesa do Rodeio de Barretos e Sítio do Pica-pau amarelo, de São Paulo. Entre as apresentações diárias, Escola de samba e seresteiros (RJ); banda de congo de Taquaruçu (ES) e Folia de Reis (MG).

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notícias da SETUR Minas Gerais é o Estado Brasileiro que mais recebe Troféus do Programa de Regionalização do Turismo

Minas Gerais é o Estado Brasileiro que mais recebe Troféus do Programa de Regionalização do Turismo. 

Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou, totalizando 11, dos 26 troféus já distribuídos.O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, participou, na noite desta quinta-feira (14), em São Paulo, da solenidade de entrega do Troféu Roteiros do Brasil – promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos exemplos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. Minas Gerais, este ano, juntamente com o Rio Grande do Sul, foi vencedora de três das nove categorias da premiação. Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou, totalizando 11, dos 26 troféus já distribuídos.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, a premiação é um reconhecimento do trabalho integrado realizado na gestão do turismo mineiro. “Esta premiação materializa a assertividade de nossa política pública. A organização do turismo mineiro tem dado certo, com o trabalho articulado entre o Governo de Minas, as prefeituras, os trabalhadores da atividade e as Associações de Circuitos Turísticos”, disse.

Minas Gerais venceu as categorias de Gestão Turística Regional, com a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas; o Caminho da Luz – O caminho do Brasil recebeu o primeiro lugar como melhor roteiro ou destino turístico segmentado e, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, foi eleita no quesito Gestão do Patrimônio Imaterial.

A entrega do troféu marcou o final do segundo dia de atividades do 6º Salão do Turismo, que acontece até o dia 17, no Anhembi, em São Paulo.

 

Cases de sucesso

Gestão turística regional – A Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas é integrada por 20 municípios e trabalha com  ênfase nos segmentos turísticos de Natureza e Romance, sendo seu principal destino o distrito de Camanducaia, Monte Verde. O distrito foi eleito Melhor Destino de Inverno e Romance do Brasil, pelo Guia 4 Rodas e Editora Abril e, em 2009,  foi escolhido pela Secretaria de Estado de Turismo como Destino Indutor para o Desenvolvimento Turístico Regional de Minas Gerais.

O número expressivo de municípios associados à Associação de Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas foi fator decisivo no planejamento para um desenvolvimento integrado até o ano de 2014, com ações que abrangem  gestão turística regional integrada, desenvolvimento de produtos, promoção e divulgação, produção associada, entre outras ações de desenvolvimento turístico com foco nos destinos.

O Circuito Serras Verdes do Sul de Minas elaborou o Programa de Estruturação da Gestão Turística Regional, que tem como objetivo a capacitação dos municípios para a habilitação ao ICMS Turístico. E também, grande parte das ações executadas pelo Circuito é realizada em parceria com a iniciativa privada. Como exemplo, vale ressaltar a produção dos meios informativos: Revista Divirta-se no Serras Verdes, Guia Prático e Mapa.

Roteiro ou destino turístico segmentado – O Caminho da Luz – Caminho do Brasil é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé em de 7 a 9 dias. O Caminho, que é sinalizado com setas, marcas e placas indicativas, tem início na cidade de Tombos, a 383 quilômetros da Belo Horizonte – capital do estado de Minas Gerais, e termina no Pico da Bandeira.

O Caminho reserva paisagens deslumbrantes, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

Gestão do Patrimônio Imaterial –  A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolve desde 2004, várias ações e programas para a preservação do patrimônio cultural do município. Foi implantado o Programa Municipal de Patrimônio Imaterial que prevê as seguintes ações: revitalização de antigas corporações musicais, inventário e registro dos bens imateriais do município, revitalização da tradição natalina de pastorinhas, apoio nas festas tradicionais do calendário festivo-cultural, apoio aos grupos de culturas populares como: folia de reis, boi da manta, guardas de congado, corporações musicais, dentre outros.

Os objetivos dos programas de preservação do patrimônio imaterial do município são os de identificar, inventariar e investir na permanência e manutenção das manifestações populares tradicionais do município.

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo

Notícias da SETUR Governo de minas assina protocolo de intenções com organização mundial do turismo para fortalecer região das grutas

O Protocolo de Intenções para implementação da segunda fase do Programa de Voluntários da OMT em Minas Gerais, que tem como foco a consolidação da “Rota das Grutas de Lund” como um produto único e diferenciado no Brasil.Foi assinado na tarde desta sexta-feira (15), no estande da Setur MG, durante o 6º Salão Nacional do Turismo, pela secretária adjunta de Estado de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e pelo diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl.

Com a assinatura do Protocolo de Intenções, a Rota das Grutas de Lund passará a contar, a partir do próximo ano, com apoio técnico de um voluntário da OMT, que será um agente de desenvolvimento em Cordisburgo – escolhida como cidade piloto para este projeto. O voluntário da OMT irá assessorar os atores chave do turismo local e regional, atuando no desenvolvimento de produtos turísticos e orientando o processo declaratório da Rota das Grutas de Lund como patrimônio da humanidade da UNESCO.

 De acordo com a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, o esforço comum, tanto do Governo de Minas quanto da OMT, é de favorecer o crescimento da economia local, estruturar uma rota integrada, e promover a Rota das Grutas de Lund como uma opção turística de entretenimento e conhecimento. “O Governo de Minas quer dotar a região da Rota das Grutas de Lund de equipamentos e estratégias para receber o turista nacional e internacional que busca atividades de natureza. Nossa meta  também é difundir a educação ambiental entre as comunidades inseridas neste importante destino turístico”, disse.

Durante a cerimônia, o diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl, parabenizou o Governo de Minas pela iniciativa e lembrou que o Brasil é um país membro da Organização Mundial do Turismo e que precisa, cada vez mais, aproveitar da experiência e das oportunidades que o organismo internacional oferece. “Vamos ajudar na divulgação deste projeto como um case de sucesso no Brasil e, também vamos incentivar outros estados brasileiros a terem este tipo de iniciativa”, afirmou.

 

Rota da Grutas de Lund

O projeto Rota das Grutas de Lund pretende gerar um modelo de desenvolvimento regional sustentável por meio do turismo, com um produto de abrangência nacional e internacional que valorize a singularidade de um dos mais importantes conjuntos arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do planeta.

E, mais ainda, valorizar e tornar mais próximo das comunidades e dos turistas os atrativos que integram o patrimônio paleontológico e arqueológico de Minas Gerais, neste trabalho representado pelo o Monumento Natural Peter Lund em Cordisburgo, onde está localizado a Gruta de Maquiné; o Parque Estadual de Sumidouro em Lagoa Santa, que abrange a Gruta da Lapinha; e o Monumento Natural Rei do Mato, onde está localizada a Gruta de mesmo nome, em Sete Lagoas.

O objetivo do produto turístico Rota das Grutas de Lund é oferecer experiência diferenciada, qualificada e segura aos turistas e visitantes que busquem a interação com a natureza dos ambientes cársticos, o conhecimento do patrimônio histórico, arqueológico e paleontológico, bem como, a vivência das manifestações culturais do povo mineiro, em especial daqueles tocados pela rusticidade e ternura do interior.

O turista que visita as Grutas pode experimentar uma mágica sensação, vivendo através de “uma viagem no tempo” um pouco da história desta região e sua cultura viva,  expressadas nas manifestações culturais típicos de Minas Gerais.

Continuar lendo
Logo da categoria do artigo