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Notícias do MTur MTur apoiará estruturação de destinos de turismo religioso

MTur apoiará estruturação de destinos de turismo religioso

Chamada pública selecionará cinco destinos. No Brasil, são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé e o país recebe 25 mil estrangeiros com fins religiosos, por ano.Brasília, DF – O Ministério do Turismo (MTur) selecionará cinco destinos brasileiros para participar do projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil. Os municípios interessados poderão inscrever-se, por meio da chamada pública, que será lançada, nesta quarta-feira (13/07), às 19h30, durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo (SP). A ideia é estruturar destinos de turismo religioso do país, para que possam receber com qualidade os turistas motivados pela fé.

Por meio do projeto, o MTur realizará levantamento de dados e fará análise do turismo religioso nos cinco destinos selecionados por meio da chamada pública. O MTur apoiará também a formatação de roteiros turísticos, desenvolverá ações de promoção e comercialização dos produtos dos destinos. Além disso, será elaborado catálogo, em três idiomas (português, inglês e italiano), com informações sobre os roteiros de turismo religioso formatados nos destinos selecionados.

O edital com as regras da chamada pública estará disponível no site www.turismo.gov.br a partir de quinta-feira (14).

Turismo religioso no país

O turismo religioso é um segmento trabalhado pelo MTur desde 2009. No país, já foram identificados 96 produtos turísticos de Norte a Sul do Brasil. Dos 344 municípios que informaram possuir oferta de turismo religioso, 176 possuem calendário de eventos religiosos.

Segundo a pesquisa Dimensionamento e Caracterização do Turismo Doméstico do MTur, anualmente, são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Quando falamos em turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 25 mil turistas ao ano.

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Notícias do MTur Brasil todo precioso

Brasil todo precioso

Coleção de pingentes criada especialmente para o 6º Salão do Turismo exalta o mais belo e singular da fauna e flora do cerrado.Brasília, DF – Ervas aromáticas, fibra de coco, ouro, tecidos naturais, osso, metais reciclados, citrino, raízes, pérolas e borracha. A combinação parece incompatível, mas originou uma coleção de pingentes criada com exclusividade para o 6º Salão do Turismo, que acontece de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo (SP).

A coleção Badul’acquas do Cerrado – que une matérias-primas da fauna e da flora do cerrado brasileiro a materiais ecostyle e gemas de alto valor de mercado – é uma amostra da mistura de Brasil que o visitante vai encontrar durante o maior evento do turismo brasileiro voltado para o público final.

Esta será a quarta vez que as designers Adeguimar Arantes e Ioná Arantes, proprietárias da marca goiana Flores de Gabi, levarão suas peças para o Salão do Turismo. Em pingentes para colares femininos, elas vão responder à seguinte pergunta: o que é que o cerrado tem? “É o que vão revelar as criações baseadas na iconografia de Caldas Novas e Rio Quente. As peças artesanais mostram um pouco dos municípios, falam um pouco da sua cultura e das suas belezas”, afirma Adeguimar.

Negócios futuros

A expectativa das empresárias é que os negócios gerados durante e por meio do 6º Salão do Turismo representem cerca de 30% do lucro anual da marca. O otimismo tem justificativa: o histórico de vendas do evento é marcado por saldos positivos. “Na edição de 2009, chegamos perto dos R$ 20 mil de lucro. Uma das peças foi vendida para uma empresária paraense. Depois desse primeiro contato, ela nos chamou para fazer uma exposição no estado do Pará e nós capitalizamos mais R$ 50 mil”, conta Adeguimar, que estima bater recorde de vendas pelo fato de o evento ser aberto ao público.

A marca Flores de Gabi e outras coleções de jóias artesanais serão expostas e comercializadas em 15 estandes do Espaço Jóias do Brasil, coordenado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). As cinco macrorregiões brasileiras participam.

Os produtos têm como diferencial a diversidade de matérias-primas nacionais, tais como a prata, as pedras preciosas, couro de peixe e de jacaré, sementes, fibras naturais, casca de piaçava e ossos de animais, entre outros.

Além de representar uma oportunidade para prospecção de clientes e divulgação dos produtos, os ganhos do pós-venda são a aposta dos artesãos. De acordo com o secretário Colbert Martins, “esses microempreendedores estarão lá representando a sua cidade, o seu estado, e mostrando o melhor que temos em gemas e joias do Brasil, com grande qualidade de lapidação e design diferenciado. A abertura para o mercado e a captação de negócios é muito importante”.

O Ministério do Turismo visa sensibilizar operadores, agentes de viagens e empreendedores do setor turístico para a valorização dos produtos associados ao turismo e o estímulo à inserção deles na cesta de consumo do viajante.

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Notícias do MTur Fotoviagem pelo turismo de base comunitária

Fotoviagem pelo turismo de base comunitária

A ideia é destacar, por meio de imagens e projeções, a singularidade e autenticidade das experiências de TBC como diferenciais para os destinos turísticos.O TBC propõe uma imersão cultural na realidade da localidade visitada

Brasília, DF – Fotos em diversos formatos (inclusive nos tradicionais monóculos) e projeções proporcionarão aos visitantes da III Mostra de Turismo de Base Comunitária (TBC) do 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil uma viagem por 40 iniciativas de TBC distribuídas pelo país. A mostra “TBC Fotoviagem” será realizada, de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo (SP).

No estande, um painel de uma floresta dará a ilusão de se estar dentro do ecossistema. Em um cubo de vidro com 40m², serão projetadas imagens da cultura, paisagem e da convivência do turista que visita destinos de base comunitária. No local, os visitantes receberão também material promocional e brindes, como artesanato e fotos dos destinos.

A ideia é destacar, por meio de imagens e projeções, a singularidade e autenticidade das experiências de TBC como diferenciais para os destinos turísticos. O Turismo de Base Comunitária é um modelo alternativo de desenvolvimento do turismo, que incorpora o modo de vida das comunidades locais, proporcionando, aos turistas, intercâmbio cultural. O objetivo do TBC é que as populações locais sejam as principais beneficiadas pelas oportunidades econômicas geradas pelo turismo.

Na ocasião, serão realizadas visitas guiadas para autoridades, gestores públicos, operadores de turismo e jornalistas. Confira a programação:

Momento TBC Imersão e Divulgação: 14 de julho de 2011 – das 16h30 às 18h

Visita guiada para autoridades, gestores públicos, operadores e representantes das iniciativas com a apresentação dos conceitos da mostra e a estratégia do MTur de promover o TBC como diferencial competitivo de destinos, diversificação da oferta em consonância com a geração de trabalho e renda para a população local.

Momento TBC Imprensa: 15 de julho de 2011 – das 15h às 17h

Encontro entre representantes dos projetos e os jornalistas intermediado pelo MTur, com a realização de visita guiada.
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